Bichectomia


A face apresenta uma anatomia complexa. Entre suas múltiplas e delicadas estruturas, há diversos compartimentos de gordura, que funcionam como coxins de proteção. Entre estes compartimentos, existe um que se estende quase que ao longo de toda a superfície lateral do rosto, em plano profundo, desde a têmpora até próximo à mandíbula, recebendo o nome de Bola ou Bolsa de Bichat (em homenagem ao anatomista francês que primeiro o descreveu). Na região do “oco” da cavidade oral (região das bochechas) é onde apresenta maior espessura, podendo, quando em grande volume, dar aspecto mais arredondado ao rosto (com importante componente genético).

Bichectomia é o nome dado à retirada cirúrgica de parte desse compartimento de gordura, visando suavizar o contorno facial, sendo indicado principalmente para quem possui bochechas muito volumosas devido a questões genéticas. Com a realização da bichectomia, o rosto adquire contornos mais finos, já que haverá a eliminação do aspecto arredondado em plano profundo e lateral da face.

A princípio, a cirurgia pode ser realizada em homens ou mulheres acima de 18 anos com avaliação médica favorável. A bichectomia não é indicada para crianças ou adolescentes, uma vez que é necessário aguardar o desenvolvimento integral da face para realizar a operação.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)